quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

História: SG-1000 ao Master System



SG-1000 foi um console de videogame da segunda geração lançado pela Sega em 1981 (versão de testes) e em 1983 (para o mercado). O console de 8 bits não alcançou muito sucesso no Japão, Mas alcançou relativo sucesso na Austrália e Nova Zelândia. Porém, seu sucessor, o Master System (Mark III no Japão), alcançou um grande sucesso no mercado dos games. 



A entrada da Sega no mercado de jogos:

SG-1000 foi o primeiro videogame da Sega e não representou nenhuma grande ameaça para as grandes empresas do mercado de videogames. A entrada da Sega no mundo dos consoles caseiros passou quase despercebida com o SG-1000 (exceto na Austrália e Nova Zelândia, onde ficaram um pouco mais conhecidos).  

Descrições técnicas do SG-1000

SG-1000 I e II

  • Processador: NEC 780C (clone do Zilog Z-80) 8-bit com clock de 3,58 Mhz
  • Memória RAM: 16kb
  • Video RAM: 16kb
  • Gráficos: 16 cores possíveis; resolução de 256 x 192 (40 x 25 em modo texto)
  • Áudio: 3 Canais de som mono pelo chip SN 76489
  • Mídia: Cartuchos 

Clássicos: 


01. Congo Bongo (Sega,1983) 
02. Sega Galaga (Namco/Reprogramado pela Sega, 1983) 
03. H.E.R.O (Actvision/ Reprogramado pela Sega, 1984)
04. Wonder Boy (Westone/Sega, 1985) 
05. Flicky (Sega, 1984) 
06. Girl's Garden (Sega, 1984) 
07. Bank Panic (Sanritsu/Reprogramado pela Sega, 1985) 
08. Star Force (Tehkan/ Reprogramado pela Sega, 1985)
09. BorderLine (Sega, 1983) 
10. Zaxxon (Sega, 1985)  
11. Dragon Wang (Sega, 1985) 
12. Choplifter (Sega, 1985) 
13. Champion Boxing (Sega, 1984) 
14. Ninja Princess (Sega, 1986) 
15. Elevator Action (Taito/Reprogramado pela Sega, 1985) 
16. Monaco GP (Sega, 1983) 
17. Star Jacker (Sega, 1983) 
18. Doki Doki Penguin Land (Sega, 1986) 
19. Zoom 909 (Sega, 1983) 
20. James Bond 007 - The Duel (Parkers Brothers, 1984) 



               

Master System (MarkIII no Japão), é um console de videogame de 8 bits produzido pela Sega, para concorrer com o Nintendo Entertainment System (NES).  


Alex Kidd In Miracle World: Um dos maiores sucessos do Master System!


Lançado inicialmente no Japão em 1985,  ele enfrentou grandes dificuldades devido a forte concorrência e monopólio do NES da Nintendo. 

A Nintendo possuia contratos de exclusividade junto as produtoras de jogos. O contrato não permitia que elas produzissem jogos para nenhum outro aparelho, fazendo com que o Master System dependesse somente dos lançamentos desenvolvidos pela Sega.
O baixo sucesso no Japão não evitou que a Sega lançasse o Master System no resto do mundo. Nos Estados Unidos o domínio da Nintendo também era muito grande, e logo a Sega vendeu os direitos de comercialização do Master System nos EUA para a Tonka em 1989, mesmo assim a popularidade do aparelho foi diminuindo.


Em 4 de Fevereiro de 1989, o Master System (MarkIII) se despedia do Japão com o lançamento de seu último jogo por lá, o ''Bomber Raid''. Mas a Sega deu seguimento ao Master System nos Estados Unidos, e em 1990, a Sega recuperou os direitos de comercialização do Master System e lançou uma versão com um novo desenho, chamado Master System II. Esse novo modelo era mais barato, mas por outro lado foram removidos o botão de Reset e a entrada para óculos 3D, impossibilitando a utilização desse acessório em alguns jogos. Além de não possuir conectores de áudio e vídeo, ele só podia ser conectado na TV por cabo RF, que apresenta uma pior qualidade de imagem e som. Ela seguiu lançando seus próprios e ótimos títulos nessa época e reprogramando alguns clássicos dos Arcades de outras empresas, mas mesmo assim a popularidade da Nintendo era maior e a Sega não conseguiu manter o Master System por muito tempo. Em Outubro de 1991, a Sega deixa de fabricar o console e de lançar jogos do Master System nos EUA. Seu último título lançado por lá foi ''Sonic: The Hedgehog''.  

Sucesso na Europa, Oceania e Brasil:  

Na Europa e Oceania a história foi bem diferente. O Master System foi lançado por lá em 1987 e se tornou um estrondoso sucesso, sendo muito mais popular que o console da Nintendo. Diversos desenvolvedores europeus e até mesmo a Sega japonesa, produziram jogos para o Master System, e o aparelho teve suporte da Sega européia até 1996. Na Oceania, especialmente em países como a Nova Zelândia, o Master System teve suporte até o início de 1998. Para se ter uma ideia, os jogos de Arcade da Sega convertidos para o Master System faziam tanto sucesso na Europa, que a Nintendo foi praticamente obrigada a colocar clássicos do Master System no seu videogame, para chamar atenção dos europeus. Ficou a cargo da empresa Tengen, lançar versões de ''Shinobi'', ''Alien Syndrome'', ''Space Harrier'', ''Altered Beast'', ''Fantasy Zone'' dentre outros jogos da Sega, não licenciadas para o console da Nintendo. 

No Brasil repetiu-se a situação da Europa. O Master System foi produzido e vendido pela Tec Toy a partir de Setembro de 1989 e atingiu um estrondoso sucesso. O Master System lançado pela Tec Toy era o mesmo modelo vendido nos Estados Unidos. Já o Master System II produzido pela TecToy possuía o mesmo desenho do primeiro mas era mais barato e vinha com outros jogos. A Tec Toy ainda lançou o Master System III Compact, que possuía um novo desenho (o mesmo desenho do modelo lançado como Master System II nos EUA e Europa), e diversos modelos portáteis chamados Master System Super Compact, inclusive uma versão rosa desenvolvido para garotas. Além disso, a Tec Toy desenvolveu alguns jogos adaptados de outros jogos da Sega, trocando os seus personagens para o mercado brasileiro (como versões da série Wonder Boy in Monster Land, estrelados pela Turma da Mônica) e converteu diversos jogos lançados para o portátil Sega Game Gear para o Master System, como ''Sonic Blast'', ''X-Men: Mojo World'', ''Virtua Fighter Animation'', ''Baku Baku Animal'' dentre outros aumentando ainda mais a biblioteca de jogos do Master System disponíveis. Vale lembrar ainda que a Tec Toy converteu para o Master System, em 1997, ''Street Fighter II'', sendo o jogo de maior tamanho em MiB do sistema. A Tectoy ainda comercializa o Master System com diversos modelos novos, que já vem com jogos instalados na memória. As vendas do Master System por aqui ainda são boas, 5 milhões de Master Systems foram vendidos até 2012. Em 2009, a Tec Toy lançou o novo Master System Evolution, com 132 jogos na memória, com pause no controle (pois antes, o pause era no console, exceto no Japão), mas ele vem sem o slot de cartuchos. 

Acessórios

  • Sega Control Pad (controle padrão): Possui apenas dois botões (1/Iniciar e 2) e o direcional.
  • Observações: Alguns acessórios só foram lançados na Europa, outros somente nos Estados Unidos. O acessório Rapid Fire, vendido no Brasil, não possui as duas chaves para ligar/desligar a função turbo.SG Commander: Um controle diferente do original, possui função turbo (número 3021)
  • Control Stick: Controle em forma de manche, disponível com o jogo OutRun ou sozinho (número 3060)
  • Handle Controller: Controle para jogos de corrida e aeronaves (número 3041)
  • Sports Pad: Controle estilo trackball, usado em alguns jogos de esporte (número 3040)
  • Óculos 3D SegaScope: Óculos que dão a sensação de ambiente 3D em alguns jogos (3073)
  • Sega Light Phaser: pistola para jogos de tiro (número 3050)
  • Rapid Fire: Adiciona função turbo ao controle (número 3046) 

Especificações

  • CPU: Zilog Z80 8-bit 3 579 545 Hz (3.58 MHz) em PAL/SECAM e NTSC
  • Gráficos: Chip customizado da SEGA baseado do modelos Texas Instruments TMS9918/9928 com várias adições
  • 384 Kbits ROM, jogos usam método de mudar páginas (cada página é 128Kbit) para ter acesso a toda a área do cartucho
  • Som: Texas Instruments SN76489 4 canais mono (chip FM YM2413 disponível apenas no aparelho Japonês)
  • 64 Kbits (8KB) RAM
  • 128 Kbits (16KB) Video RAM
  • 32 cores simultâneas de 64 disponíveis (pode também exibir 64 cores simultâneas com certos métodos de programação)
  • Resolução de tela de 256x192 (Alguns modelos podem suportar outras resoluções além desta)
  • 3 geradores de som quadrado + 1 gerador de som de Ruído branco
  • 1 slot para cartuchos
  • 1 slot para cartões (descartado em modelos posteriores)
  • 1 slot de expansão (não usado fora do Japão)

Clássicos do Master no Mundo: 

1. ''Alex Kidd In Miracle World'' - O jogo de maior sucesso do Master System no mundo. 

2. ''Alex Kidd: The Lost Stars'' - Jogo com falas digitalizadas, como quando o Alex morre e a fala ''Find The Miracle Balls'', ouvida entre as fases do jogo. 

3. ''Sonic: The Hedgehog'' - Primeiro jogo da saga do atual mascote da Sega, que estreou em em 1991.  

4. ''Phantasy Star'' - Primeiro RPG a ter uma mulher como personagem principal. As aventuras da guerreira Alis podem durar até 3 meses (segundo a Tec Toy). 

5. ''Sonic Chaos'' - Primeiro jogo lançado para o Master System a usar Tails como personagem jogável. Também lançado para o portátil da Sega, Game Gear. 

6. ''Mônica No Castelo Do Dragão'' - Primeiro grande sucesso adaptado pela Tec Toy em 1991 no Brasil. Ele vem do original ''Wonder Boy II: In Monster Land'' (1989), que teve relativo sucesso no Japão. A adaptação tem algumas mudanças, como a troca dos personagens e alguns acessórios.  

7. ''Turma Da Mônica: O Resgate'' - Segundo grande sucesso adaptado pela Tec Toy em 1993. O jogo é uma adaptação de ''Wonder Boy III: Dragon's Trap'' (1989), com apenas a troca dos personagens e alguns acessórios. 

8. ''Castle Of Illusion'' - Jogo da Disney, estrelado por Mickey Mouse, onde ele deve resgatar Minie, que fora raptada por uma Bruxa.  

9. ''Astro Warrior'' - Divertido jogo de nave lançado em 1986, mas só chegou ao Brasil em 1996. Ganhou uma adaptação da Tec Toy chamada ''Sapo Xulé: SOS Lagoa Poluída''. 

10. ''Black Belt''- Clássico jogo de luta e versão européia/americana do original japonês ''Hokuto No Ken'', os dois jogos tem diferenças entre sí. Ambos fizeram muito sucesso. 

11. ''Double Dragon'' - Competente conversão dos Arcades, reprogramado pela Sega em 1988. Um dos poucos jogos de luta com módulo multiplayer cooperativo no Master System. 

12. ''E-Swat: City Under Siege'' - Jogo de ação/plataforma com temática policial. Um policial que ganha uma armadura cibernética entre as fases, conectado com ótimos armamentos, fez um dos titulos populares no Master System. 

13. ''Fantasy Zone'' - Jogo de nave estrelado por Opa Opa, a nave do anime ''Zillion''. Apesar do jogo ter sido lançado apenas no Japão, Estados Unidos e Europa, ele pode ser visto nos novos modelos do Master System, com jogos na memória. 

14. ''Shinobi'' - Famoso jogo de ação/plataforma estrelado pelo ninja Joe Musashi. Um dos melhores títulos do Master System. 

15. ''Double Target/Quartet'' - Jogo lançado no Japão (Como Double Target e Quartet nos EUA e Europa). Apesar desse jogo não ter sido lançado no Brasil, fez relativo sucesso no Japão e a versão japonesa do jogo pode ser vista nos novos modelos do Master System. Também pode ser visto na coleção Sega Ages do PlayStation 2. Um dos poucos jogos de plataforma multiplayer no Master System.

16. ''Zillion'' - Jogo de ação/plataforma baseado no anime de mesmo nome, em parceria da Sega com a Tatsunoko para divulgar os produtos da Sega. Apesar das vendas da pistola Zillion terem sido baixas no Japão, fez sucesso aqui no Brasil. Os jogos lançados para o Master System tiveram êxito no Japão, Europa e Brasil. Neste jogo você controla J.J, Apple, Champ e Opa Opa.   

17. ''Zillion II: The Tri Formation'' - Continuação do jogo ''Zillion''. Foi lançado na mesma data em que o anime se despediu da TV japonesa.  

18. ''Wonder Boy'' - Primeiro jogo da franquia, mas possui diferenças enormes, se compararmos suas continuações. 

19. ''Out Run'' - Jogo de corrida convertido dos Arcades da Sega nos anos 80. 

20. ''Hang On'' - Jogo de moto GP, que vinha junto com ''Safari Hunt'' (primeiro jogo a usar a pistola Light Phaser) no console japonês. Foi lançado em cartucho nas demais regiões do mundo. 

21. ''Enduro Racer'' - Divertido jogo de moto, convertido do original lançado nos Arcades da Sega. 

22. ''Kenseiden'' - Jogo de ação/plataforma  estrelado por um Samurai. Considerado um dos jogos mais difíceis do Master System. 

23. ''R-Type'' - Clássico jogo de nave dos Arcades lançado originalmente pela Irem. Mas a Sega adquiriu os direitos de reprogramação do jogo para o Master System e fez um excelente trabalho. 

24. ''Satellite 7''- Jogo de nave lançado apenas no Japão, mas que pode ser visto no Master System brasileiro. Jogo muito divertido no módulo multiplayer. 

25. ''Golden Axe'' - Jogo lançado originalmente dos Arcades e Mega Drive. A versão do Master System tem algumas diferenças em comparação as versões anteriores, mas é um ótimo jogo. 

26. ''Psycho Fox'' - Jogo de plataforma lançado pela Vic Tokai e publicado pela Sega. O jogo tem uma dificuldade grande, mas é bem divertido. 

27. ''Golvellius'' - Jogo de RPG com elementos de plataforma. Como dito em vários sites, esse jogo não tem nada a ver com ''Zelda'' por esse motivo.  

28. ''Lord Of The Sword'' - Jogo de Aventura com elementos de Ação e RPG. Bem divertido e cheio de lugares a explorar. 

29. ''Ninja Gaiden'' - Original da Tecmo, a Sega adquiriu os direitos para reprogramar uma versão spin-off do jogo e o fez com grande talento. 

30. ''Alex Kidd In Shinobi World'' - Último jogo da franquia ''Alex Kidd''  lançado pela Sega em 1990, Alex deixava de ser o mascote da Sega com a chegada de Sonic em 1991. 

  
Fontes: Wikipédia Brasil 





Nenhum comentário:

Postar um comentário